Impressora

imprimir

Que papel Usar?

Para imprimir, o mais importante é escolher bem o papel a ser usado, de acordo com a impressora que for utilizar.
Cada impressora exige um tipo de papel diferente. É realmente importante escolher o papel de acordo com a impressora (não adianta usar um excelente papel para impressora jato de tinta em uma impressora laser).
OU SEJA, PARA CADA IMPRESSORA TEM UM TIPO DE PAPEL!
A gramatura tem relação com a espessura do papel. Quanto maior a gramatura, maior a espessura.
Um dos melhores para impressora laser é o filicoat, que aguenta altas temperaturas, e para papel brilhante, o vinil (mas em tamanho A4, numca em rolo) e couchê brilhante.
Algumas impressoras aceitam bem o papel couchê brilhante, mas é bom fazer um teste para ver se não descasca, e tem couchê específico para laser e específico para jato de tinta.
E para algumas artes (batom, bis, mini confeti, latas de leite em pó, caixas de bom bom, barra de chocolate, rótulos de água, refrigerante, garrafinhas em geral, latinhas, gelatina, enfim, tudo que você cola por cima) o ideal é usar o papel adesivado, como o vinil ou couchê para impressoras laser. Eu adoro o vinil, pois fica mais brilhante, mas muitas vezes ele borra, se não colocar na impressora a configuração certa para este tipo de papel.
Então, para fazer rótulos que vão ser colados sobre as guloseimas, o ideal é sempre usar papel adesivado, ainda que não seja o vinil, pois tem também couchê adesivado. E para jato de tinta tem papel adesivado resistente à água (glossy) que é ótimo!
Para moldes que não são colados (cachepôs, caixinhas, forminhas) usar sempre um papel mais firme,com gramatura mínima 180, e de preferência bem liso (vergê não dá certo para impressão). Mas se for o couchê a gramatura para o cachepô e caixinhas tem que ser superior a 200, pois o papel couchê não é firme.
Também são usados os papéis Opaline, Canson e Fotografico para impressora jato de tinta. E tem um papel Canson especial para laser que também é muito bom (o comum não é bom para laser).
Uma boa opção quando não usar papel brilhante ou resistente à água é colar contact em cima da folha antes de recortar.
Quando for utilizar impressora jato de tinta para rótulos que precisam ser mais resistentes, escolher o papel adesivado resistente à água da Primaco.
O ideal é sempre verificar o manual da impressora para escolher o papel certo!
Para recortar o papel, abuse das guilhotinas sempre que puder! E também das Ferramentas de corte circular, que facilitam muito o trabalho, além de ficar mais profissional.

Qual Impressora Usar?

Todo mundo tem dúvidas sobre qual é a melhor impressora para usar nas artes!
Mesmo nos fóruns da internet as opiniões divergem muito. Mas vou arriscar dar a minha opinião pessoal. Eu tenho uma impressora laser e uma jato de tinta.
A jato de tinta é muito mais fácil para encontrar papel, inclusive papel resistente à água, e imprime em cima de CD e DVD (quando tem especificação para isso, só algumas tem). A tinta pode ser mais barata dependendo do modelo. Mas a qualidade da impressão nem sempre é profissional. Por isso, você tem que realmente encontrar o papel certo, para não perder qualidade. A grande vantagem para quem trabalha profissionalmente é o custo, pois com um Bulk Ink a relação custo benefício não tem comparação com a laser! Acho que a Epson e a HP são boas marcas de impressora jato de tinta para ser usada com Bulk Ink. Lembre-se que não são trabalhos que vão durar para sempre, o objetivo é usar a arte apenas durante a festa, e depois vai quase tudo para o lixo. Com a tinta original o e o papel adequado (escolhendo o papel a cada impressão nas configurações de impressão) fica profissional.
A Laser tem impressão mais profissional. O Tonner é bem caro, mas ela faz muitas e muitas copias a mais que a jato de tinta sem Bulk Ink. O papel é bem mais difícil de encontrar. E se não usar o papel certo, a tinta descasca. A impressão é muito mais cara do que usando Bulk Ink, e fica mais inviável para quem quer trabalhar profissionalmente. Mas o maior problema mesmo é a falta de papel, que além de caros são difíceis de encontrar.
Temos também os plotters de impressão e corte, mas estes são usados apenas por gráficas maiores, pois o custo do maquinário é muito alto para quem trabalha só com lembrancinhas!

Como colocar fotos nas imagens?
Uma grande dúvida de quem não trabalha com edição de imagens é como fazer para colocar uma foto na imagem.
Todas as imagens dos Kits são feitos em “JPG”, para poder ser utilizada em qualquer programa de edição e no word. Mas o formato JPG não tem transparência. Por isso, não dá para colocar a foto “por baixo” da imagem.
Então, para acrescentar a foto há algumas possibilidades.
1) Usar um programa de edição de imagens e selecionar a parte branca com o pincel mágico, e recortar. Assim, a parte recortada fica transparente. Depois, abrir um novo documento transparente maior que a moldura e a foto. Colocar a foto neste documento. Depois, colar a moldura, de modo que a parte transparente fique em cima da foto.
2) Recortar a foto do tamanho da parte branca (redonda ou retangular), e colar a foto em cima desta parte branca (também precisa de editor de imagem).
3) Limpar a foto (deixar só a pessoa), e colar em cima da foto, em qualquer lugar, e usar a parte branca para escrever o texto.
4) Inserir a imagem de moldura no Word em “inserir – imagem”. Clicar em cima da moldura como o botão direito do mouse, clicar em “propriedades” depois em “lay out” e selecionar “atrás”. Depois, fazer o mesmo procedimento com a foto. Assim, você pode colocar a foto em cima da moldura, e dimensionar as duas como quiser.